Google+

quarta-feira, 26 de junho de 2013

160 anos de Gaudí

Ando tão a mil por estes dias que deixei passar a data do nascimento desse génio único e intemporal que é Antoni Gaudi. Ontem o artista catalão completaria 160 anos e merece um destaque pela grandiosa obra que deixou (acabada ou não). Já aqui tinha feito uma homenagem ao artista (que como diria alguém é "Um grande Artista") mas nunca é de mais relembrar a sua obra e todas as maravilhas que nos deixou.


Parc Güell, Barcelona

Casa Milà - La Pedrera, Barcelona
Casa Batlló, Barcelona
 
Sagrada Família, Barcelona



Para mais estórias sobre Barcelona espreite ainda:

160 anos de Gaudí


segunda-feira, 24 de junho de 2013

It's supermoon time


Ao olhar para o céu este domingo podemos ver a maior e mais brilhante lua do ano. O fenómeno acontece uma vez por ano, quando a fase de Lua Cheia ocorre no ponto da órbita da Lua mais próximo da Terra.  E é lindo...!

Chile / National Geographic - Filipe Trueba

Cazaquistão / Reuters

Grécia / Reuters

Israel / EPA

Nova Iorque / AP Photo - Julio Cortez
 

Washington / AP Photo - J. David Ake


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Another brick in the...Tube!

Aqui está uma ação que junta duas das minhas coisas favoritas...Londres e Lego.

Para assinalar os 150 do "Tube" foram instalados nas estações de South Kensington, Piccadily Circus, Green Park, Stratford e King’s Cross placards feitos com as míticas pecinhas de plástico colorido. Estes Placards mostram a evolução da rede do mais antigo metropolitano do mundo. 

Uma  ideia do best!







terça-feira, 18 de junho de 2013

The lock of love


Não se sabe bem como começou esta tradição, nem onde mas a verdade é que se tem espalhado às principais cidades europeias...Paris, Londres, Praga, Florença, Roma. Todas presas pelos cadeados do amor. A mais recente pública declaração de amor que é possível fazer. Um cadeado por cada história de amor, uma chave no fundo do rio que sela o compromisso. E assim se jura amor eterno!


Paris

Londres

Praga

Roma

Florença

quarta-feira, 12 de junho de 2013

NY, 10 lugares comuns que não vai querer perder

Quando passeamos pelas ruas de Nova Iorque ficamos com uma estranha sensação de dejá vu, que já por ali passamos e que conhecemos cada canto e recanto desta magnifica metrópole. O que não está muito longe da verdade...tendo em conta o quanto somos bombardeados pelas suas imagens nos mais diversos filmes e séries.

No entanto, o principal impacto que tive quando cheguei a Nova Iorque foi a sensação de caos e de confusão. Estes dois sentimentos absorvem-nos de tal maneira que pensamos não vamos conseguir aguentar mais de uma horas, mas mal começamos a passear pelas ruas e descobrir os seus muitos tesouros percebemos que tudo muda, nós mudamos. Depois de NY nunca mais seremos iguais…ficaremos para sempre ligados a esta cidade!





Já muito foi dito sobre Nova Iorque pelo que não tenho a pretensão de acrescentar nada de novo mas tão só destacar alguns dos locais que mais me marcaram. Vão notar algumas ausências. Juro que não é de propósito mas a verdade é que nem a Estátua da Liberdade, nem a Ponte de Brooklyn me impressionaram por aí além.


 




Assim, e porque são tantos os locais imemoráveis, aqui vai a lista dos meus favoritos. Comecei por fazer um ranking de preferências mas a certa altura dei comigo a não conseguir desempatar alguns locais. A lista está então organizada de forma desorganizada e sem ordem de preferência, ok?



 Flatiron Building
Apesar da sua modesta altura quando comparada com os restantes arranha-céus da cidade, o Flatiron é de longe o edifício que mais gostei. Tem um design invulgar a lembrar a proa de um navio e é um marco que assinala o início da era dos arranha-céus.





Chrysler Building
É um dos mais espantosos arranha-céus da cidade. A sua flecha reluzente em aço, o friso decorado com tampões e gárgulas prateadas semelhantes às tampas de radiador de um Chrysler prende-nos a atenção nos mais variados pontos da cidade.




 Empire State Building
Tem de longe a vista mais impressionante de Nova Iorque mas é muito mais do que um miradouro, é o mais conhecido e acarinhado arranha-céus da cidade. A vertiginosa subida de 45s ao 86º piso deixa-nos com os ouvidos a estalar mas mal entramos no observatório e damos de caras com a espantosa vista sobre a cidade tudo é completamente esquecido...absolutamente deslumbrante, conseguimos ver toda a sua extensão e sentir o seu pulsar. Imperdível.






Central Park
Com mais de 340 ha é parque ideal para passear, fazer um piquenique, comer um gelado ou um cachorro refastelado na relva ou até ver um jogo de baseball. Depois de aqui passarmos uma bela tarde de primavera não queremos de todo voltar para a louca rotina do dia-a-dia. A verdade é que no Central Park o tempo parece parar e Nova Iorque parece uma qualquer cidade de província.







Times Square
O primeiro impacto deixa-nos completamente tontos com tanta luz, cores e movimentos...nem sabemos para onde olhar. Mas desde logo sentimos que este é o coração da cidade e não conseguimos parar de contemplar as dezenas de painéis luminosos que fazem desta praça um local único no mundo. E queremos sempre lá voltar uma e outra outra vez.





  
Grand Central Terminal
Chamam-lhe a jóia arquitetónica da cidade e quando lá entramos percebe-se porquê. Este centenário edifício é de uma beleza e grandiosidade impressionantes. Foi recentemente restaurada, tendo recuperado o esplendor que exibia em 1913, o Grand Central Terminal é hoje um destino incontornável na cidade, quer como ponto de partida e chegada, quer como local de lazer. O espaço conta com  cinco restaurantes de luxo, vários bares e restaurantes lounge, espaços de cafetaria e mais de 50 lojas. Uma dica...olhar atentamente para o céu estrelado e para os maravilhosos candelabros. Até nos esquecemos que estamos numa estação.







American Museum of Natural History
Quem nunca ouviu falar deste museu, famoso pela enorme coleção de animais, dinossauros e fosseis em tamanho real. O AMNH tem 45 salas e ocupa 4 quarteirões, é um espaço de aventuras e uma viagem à volta do mundo e da história onde nos queremos perder por horas e horas.








New York Public Library
Este belo edifício destaca-se no meio da 5th Avenue pela sua fachada e escadarias em mármore branco. Parece desenquadrado da paisagem emvolvente repleta de gigantes e modernos arranha-céus. Lá dentro, a sala de leitura deixa-nos cheios de vontade de largar tudo e ficar por ali a descobrir os milhares de tesouros guardados nas prateleiras a perder de vista.







 Fifth Avenue
É no sobe e desce desta avenida que o nosso espírito consumista nos atormenta de tal forma que a única solução é fugir a 7 pés. É uma das avenidas mais famosas no mundo onde se localizam grande griffes da moda internacional, incluindo a famosa Cartier cujo edifício é verdadeiramente sumptuoso. Na Fifth podemos também encontrar a majestosa Trump Tower, a famosa Apple Store e locais tão emblemáticos como o Empire State Building, Flatiron Building, New York Public Library, Rockefeller Center  e a St. Patrick’s Cathedral.




 




Chinatown
Esta é uma das zonas mais animadas e coloridas de Nova Iorque. Esta pequena cidade chinesa que aqui nasceu, aqui cresceu e aqui prosperou tem sabido manter a sua cultura e tradições intactas. Quando por ali passeamos ninguém diz que estamos noutro país que não a China. Recomendo uma paragem técnica em Colombus Park para admirar os jogadores de mahjong ou as aulas de yoga, ou apenas ficar a sentir e a absorver toda a vida e animação que por aqui passa.






Nova Iorque é étnica, colorida, espalhafatosa, marcante. Existem tantos outros locais a visitar e a percorrer, existe todo um mundo para lá do Centro da cidade. Muito ficou por ver e por descobrir mas assim até foi melhor porque vou mesmo ter que voltar para conhecer esses locais e para rever estes e outros locais emblemáticos da "Cidade Que Nunca Norme", "New York, New York".