Google+

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Já faltou mais!

Falta um mês para ir de férias e para aterrar no calorzinho de Djerba. Mal posso esperar. Já sonho com águas quentes, piscinas, comida e bebida a qualquer hora, descanso, espreguiçadeira, acordar sem despertador....tudo a que tenho direito depois de meses e meses de loucura!

Venha o descanso e venha Djerba.





 
Miramar Djerba Palace

quarta-feira, 20 de junho de 2012

We are the best!

Nós já o sabíamos mas a partir de agora é quase oficial....Portugal é um pequeno paraíso na terra para umas férias de qualidade. E para quem duvida deixo aqui a notícia do The Guardian onde Portugal é indicado em primeiro lugar como um dos países para uma férias de última hora.


Algarve, Porto e Açores estão entre os locais apontados pelo jornal como bons destinos de férias. A sério??? Bem, mais vale reconhecerem tarde que nunca.

Praia da Marinha, em Lagoa

Cidade de Tavira

Lagoa das Sete Cidades, Ilha de São Miguel

Pico, ilha do Faial

Torre dos Clérigos, Porto

Avenida dos Aliados, Porto

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Menorca

Terra das famosas Menorquinas, as "chinelas" de pele usadas pela família real, ou pelo menos pelas belas princezinhas e pela Reina, Menorca é um pequeno paraíso a menos de 2 horas de avião de Lisboa.

   


As férias que lá passamos foram absolutamente deliciosas...tudo correu bem, o hotel era amoroso, a pequena praia onde ficamos era excelente, a areia fina, a agua do mar quentinha, a beleza da ilha, a comida que era deliciosa, o sossego. O nosso Hotel - Club Hotel Aguamarina - tinha uma vista soberba sobre a Baía Arenal d'en Castell e era extremamente simpático. Tinha ainda três boas piscinas, uma das quais com escorregas, um jacuzzi, bares, animação, boa comida, lojas, mini-mercado e, em especial, bom ar.








A praia....o que dizer da praia? Aqui confesso que me faltam os adjetivos e as fotos acabam por preencher os espaços em branco das palavras que me faltam. Tinha uma água azul, translúcida e tépida. Podia passar lá o dia todo sem me fartar. Viam-se peixes de todas as formas e cores e o azul era tão profundo que nos envolvia numa paz e numa calma maravilhosas. É já referi que a água era quente? Mesmo, mesmo quente?





Menorca tem apenas 53 km de comprimento e é a mais calma das ilhas Baleares mas é farta em paisagens idílicas e praias de conto de fadas, onde muitas vezes só se chega de barco. A sua capital, Maó, tem uma calma e uma tranquilidade quase palpáveis. É como se soubesse que é bonita e apreciada e estivesse só ali para ser apreciada e admirada. É muito pitoresca, talvez pelas marcas coloniais que ainda se encontram por toda a cidade. Pessoalmente achei que tem uma bonita luz natural, muito luminosa e alegre, vistas maravilhosas e um ar saudável. Qualquer foto aqui tirada dará certamente um belo postal.

Porto de Maó
Igreja de Santa Maria









Para conhecer esta pequena ilha a melhor opção é mesmo "apanhar" um barco e partir à descoberta. De barco é possível perceber porque é que Menorca foi considerada "Reserva da Biosfera" pela Unesco. A costa é quase toda rochosa e de ar selvagem, quase sem vestígios da mão humana. Os seus recortes parecem feitos por uma mão conhecedora, tal o grau de detalhe e a perfeição. São visíveis algumas grutas "secretas", praias e baías de tamanhos muito diversos, que espreitam a cada contorno mais sinuoso por onde passamos.


 













Definitivamente o que me mais me marcou nesta aventura foram as praias. Nos seus apenas 53 km de cumprimento Menorca consegue incluir perto de 50 praias, sendo que as melhores se encontram no sul da ilha. Praias como a Arenal de Son Saura, cuja água quente e razinha nos deixou altamente maravilhados, ou como a Cala En Turqueta, pequenina mas tão simpática e acolhedora saída do interior de uma mata frondosa, ou como a Cala San Bosch, a Macarella e a Macarelleta, todas com personalidades fortes e belezas singulares.

Cala En Turqueta



Arenal de Son Saura
Arenal de Son Saura

São praias de águas tão azuis e areias tão brancas e finas que custa a acreditar que não estamos num sonho. Algumas parecem sair do meio de luxoriosas florestas e zonas desérticas e só com esforço e algumas horas de caminho, muito dele feito a pé, podem ser alcançadas.



 Menorca é um pequeno paraíso aqui mesmo ao lado. Tem sol, calor, excelentes praias, boa comida, grandes paisagens e sobretudo muita tranquilidade. É o destino de férias ideal para quem quer apenas descansar e fugir do trânsito do IC19 e da loucura do trabalho. É aquele destino de férias que nos deixa sempre uma enorme vontade de lá voltar e que se torna nosso amigo para o resto da vida.

Deixo apenas uma recomendação para o veraneante mais distraído...usar e abusar do protetor solar, sem deixar escapar nenhuma parte do corpo, ok? If you know what I mean...


domingo, 10 de junho de 2012

Maiorca, boa praia e àgua quente aqui mesmo ao lado

As ilhas Baleares foram um das melhores descobertas que fizemos para umas férias de verão de grande nível a um preço muito agradável.

A primeira ilha que descobrimos foi Maiorca, e mesmo tendo sido uma marcação de última hora, a bela ilha espanhola não desiludiu. Ficamos na Praia Ca'n Pastilla, uma praia com um areal a perder de vista e uma água azul e deliciosamente quente. O único apontamento menos divertido foi, sem dúvida, o vento. Mas apenas porque toda a gente tem um insuflável e passar o dia a levar com bóias ou colchões na mona se torna meio desagradável. De resto nada a apontar.



As noites eram deliciosas. Ca'n Pastilla tem uma extensa linha de praia que à noite se anima com várias lojas que vendem desde o protetor solar a "jóias" de praia, bares, o belo do combiozinho para o turista, gelatarias e outras animações. Para quem apenas está interessado em desmoer o generoso jantar que acabou de engolir no Hotel o passeio por este percurso vai certamente ajudar.






O Hotel - Roc Leo - onde ficamos era bastante simpático e apesar de não ficar na primeira linha de praia era mesmo, mesmo, mesmo perto. Tinha apenas meia pensão mas quer o pequeno-almoço, quer o jantar eram muito bons. Nada a reclamar. Para almoçar encontramos um simpático restaurante à beira da praia onde se bebia uma canna excelente e se comia até bastante bem (recordo até hoje um gigantesco prato de salada e os belos calamares).





Recomendo também uma volta para conhecer Palma, a capital da ilha. É um percurso de cerca de 30 minutos de autocarro de Ca'n Pastilla até lá e vai valer a pena. Palma é uma pequena cidade, simpática, veraneante e com uma alma que me pareceu bastante antiga. Dos locais a visitar destacam- se a Catedral La Seu, o Palácio da Almudaina, o Passeio de Borne, com inúmeras barraquinhas com venda de artesanato, e o Castell de Bellver (que vimos só ao longe). Vão ainda passar por  inúmeras lojas onde são vendidas as famosas pérolas de Menorca.

Catedral La Seu
Catedral La Seu


Palácio da Almudaina

Palácio da Almudaina

Palácio da Almudaina

Castell de Bellver  (lá muito ao longe)

Foram uns excelentes 7 dias de praia, calor, água quente e descanso. Maiorca será certamente um destino a repetir sempre que não apetecer grandes viagens de avião ou que se queira apenas apanhar uns dias relaxantes e calmos numa praia de alta qualidade.