Google+

terça-feira, 29 de maio de 2012

Uns dias de descanso

O que eu gostava de poder aproveitar estes dias de descanso que vêm por aí, durante o mês de junho. Agarrava em mim e ia por exemplo para aqui

Londres

Ou para aqui

Roma

Ou para aqui

Veneza


São destinos que são "já ali" e para os quais com alguma facilidade se conseguem preços em conta. É só passar por aqui para descobrir o melhor (e mais em conta) hotel e por aqui para encontrar voo à medida de todas as carteiras. Depois é só aproveitar.

Amesterdão

Dublin

Eu para já fico por aqui a ver o sol pela janela e a sonhar com essa férias que ainda vêm para lá de longe.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ελλάδα


Ultimamente só se tem ouvido falar da Grécia por maus motivos! É verdade que estão a passar por um mau bocado mas também é importante não esquecer que é um país com uma das histórias mais gloriosas e grandiosas do mundo.

É o pais onde nasceu a democracia, a filosofia, os Jogos Olímpicos, o Teatro, já para não falar do bom gosto e o culto pelas coisas boas da vida. Enfim, é definitivamente o berço da civilização europeia.


John Sones Lonely Planet Photographer

John Sones Lonely Planet Photographer
© Copyright Lonely Planet Images 2011

Este é um país único e que soube nascer e sobreviver nas mais difíceis circunstâncias a começar pelo local onde se instalaram ... este maravilhoso cantinho do mundo é constituído na sua maioria por montanhas. É verdade, 80% do seu território é montanhoso!! O que implica que ...os seus 4 milhões de habitantes vivam literalmente "entalados" e "espremidos" por uma infinidade de montanhas, sendo o Monte Olimpo (esse lugar especial onde vivem todos os deuses) todas a mais famosa. 


Monte Olimpo


Por outro lado, a Grécia é constituída também por mais de 2.000 ilhas, localizadas nos mares Egeu e Jónico, das quais apenas 165 são habitadas (um verdadeira lição de geografia). Um total e completo desperdício.

Mikonos

Santorini


É por tudo isto que temos que valorizar este povo que em apenas 20% de território disponível conseguiram construir uma das mais importantes civilizações de sempre, coroada de obras e monumentos míticos como a Ácropole (que abriga duas das mais famosas edificações do mundo antigo, o Partenon e o Erecteion), a Agora Romana, o Templo de Poseidon e o Pnix.

Acrópole




Erecteion

Partenon

Agora Romana

Agora Romana

Mas a Grécia, e em particular a sua cosmopolita capital, não é apenas uma terra de monumentos da antiguidade, belas ilhas, montanhas a perder de vista. É um país de alegria, de gentes calorosas, de boa comida e por tudo isto aqui vai, aquele braço, para este grande país. Hang in there!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Lisboa pelos olhos de Anthony Bourdain

Um retrato realista e a espaços algo frio de Lisboa mas que mostra aquilo que melhor caracteriza esta bela cidade, as suas gentes e a sua hospitalidade.

Para mim ficou a faltar uma passagem pelos pasteis de Belém, uma degustação do nosso maravilhoso caldo verde e mostrar mais algumas tasquinhas onde se pode provar a boa comida tradicional. Mas o homem também só trouxe um estômago e tinha apenas 40 minutos de programa (e Lisboa claramente não cabe em 40 minutos). Talvez para a próxima!


 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

25 Melhores destinos da Europa


Do top 10 passei apenas por 5 mas é entusiasmante constatar quanto mundo ainda tenho para descobrir. E isso é mesmo o melhor que existe nas viagens...saber que quando regressamos de uma temos mais 4 ou 5 que queremos fazer logo na seguir.

A melhor noticia deste ranking é que....Lisboa ficou em 11º lugar, à frente de destinos como Veneza (12º), ou Madrid (14º). VIVA LISBOA!!


terça-feira, 1 de maio de 2012

Boas compras

Qual é a coisa qual é ela que é sinónimo de boas compras e onde simultâneamente se pode provar boa comida local e ter contato com a cultura e as gentes de um país? Para mim, sem dúvida, os Mercados.

 Podem vender de quase tudo, de produtos alimentares até antiguidades! Sou muito fã destes "negócios" locais que tanta cor e animação trazem às cidades. Abaixo deixo uma piquena compilação de alguns mercados por onde já tive oportunidade de passar e que são de "encher o olho".


 Central Market - Covent Garden
Londres

 Durante 300 anos foi um mercado de fruta e quando este rumou para outras paragens este espaço deu origem àquele que é um dos mais animados mercados do centro de Londres, com lojas e barraquinhas que vendem produtos locais, artesanato (de terça a domingo no Apple Market - zona norte de Covent Garden), antiguidades (também em Apple Market mas só à 2ªfeira). A praça central conta quase sempre com a animação de artistas de rua (com muita, mas mesmo muita qualidade). Este mercado é também conhecido pela sua "participação" no famoso musical My Fair Lady.



 



Portobello Road Market- Nothing Hill
Londres

Este mercado, que é um dos meus favoritos, ficou imortalizado no filme Nothing Hill (com Hugh Grant e Julia Roberts) mas o filme não lhe faz jus. Aos sábados esta ruazinha enche-se de cor, vida e dos mais variados produtos. Aqui se vendem desde souvenirs, roupas até produtos alimentares. As antiguidades e os produtos artesanais os seus principais atrativos mas todo o ambiente que envolve este mercado é maravilhoso. Se pudesse escolher um local para viver em Londres seria nesta rua...além das cores das casas, este mercado que todos os sábados enche de alegria e cor esta zona de Londres são motivos mais que suficientes para lá querer voltar muitas e muitas vezes.







Camden Market
Londres

Este é um dos mais ativos mercados do norte de Londres e o primeiro impacto que temos quando saimos do metro é que somos absorvidos por Camden Market. Existe tanto para ver que temos a sensação que vamos ficar por ali um ou até mesmo vários dias. Aqui pode-se encontrar roupa, joalharia, calçado, artesanato, artigos étnicos e produtos alimentares. Mas confesso que o que mais me impressionou foram as lojas e barraquinhas de roupa gótica e punk, de ar absolutamente teatral e dramático. Vestidos e peças de roupa que, para mim, só a família Adams conseguia vestir na rua. No entanto, e dado o número de lojas, tudo me leva a crer que deve ter mais procura do que aquilo que imagino.







Mercat de la Boqueria
Barcelona

Localizado em plena La Rambla, o Mercat de la Boqueria é considerado um dos melhores mercados do mundo. Tem, à semelhança dos outros mercados que visitei acima, uma enorme variedade de produtos (até gomas são aqui vendidas!!). É verdadeiramente um paraíso para os sentidos com todas as suas cores e aromas e é um espaço sempre em festa, onde se fica a conhecer os melhores produtos e sabores de Barcelona.


 




Mercado de San Miguel
Madrid

O Mercado de San Miguel é um lugar histórico, carregado de reminiscencias literárias localizado no coração de Madrid. É uma das zonas da cidade com maior personalidade e tem uma excelente oferta comercial, cultural e de lazer. Ah!! E Dizem que os produtos alimentares aqui disponíveis são do melhor e mais fresco que se consegue encontrar por estes lados. Nós provamos aqui os famosos churros com chocolate. Confesso que não fiquei fã mas em Madrid...




Mercato Centrale
Florença

Este é um dos mercados de comida mais famosos de Florença e está localizado no centro do Mercato di San Lorenzo, num grandioso edifico de ferro e vidro construído no século XIX. Aqui podem ser encontrados uma enorme variedade de produtos frescos de alta qualidade e algumas das mais saborasas Panini que se podem comer por Itália.



Mercato di San Lourenzo

Mercato di San Lourenzo

Mercato del Porcelino
Florença

É um pequeno mercado ao ar livre localizado no coração de Florença onde se podem encontrar sobretudo produtos de couro - malas, carteiras, casacos. É também um excelente local para levar um souvenir desta cidade. No entanto, este mercado é sobretudo famoso pela estátua do Porcelino, um javali de bronze que ali está refastelado e a quem toda a gente quer passar a mão pelo pêlo. Dizem que dá sorte.





Erberia - Mercado do Rialto
Veneza

Famoso pela qualidade dos seus produtos frescos, o mercado da Erberia é uma explosão de cores e de aromas que nos deixa com vontade de nos perdermos mais e mais nos sabores da comida italiana. É um mercado que se realiza à vários séculos e onde se pode encontrar além das frutas e legumes, peixe e mariscos.