Google+

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ελλάδα


Ultimamente só se tem ouvido falar da Grécia por maus motivos! É verdade que estão a passar por um mau bocado mas também é importante não esquecer que é um país com uma das histórias mais gloriosas e grandiosas do mundo.

É o pais onde nasceu a democracia, a filosofia, os Jogos Olímpicos, o Teatro, já para não falar do bom gosto e o culto pelas coisas boas da vida. Enfim, é definitivamente o berço da civilização europeia.


John Sones Lonely Planet Photographer

John Sones Lonely Planet Photographer
© Copyright Lonely Planet Images 2011

Este é um país único e que soube nascer e sobreviver nas mais difíceis circunstâncias a começar pelo local onde se instalaram ... este maravilhoso cantinho do mundo é constituído na sua maioria por montanhas. É verdade, 80% do seu território é montanhoso!! O que implica que ...os seus 4 milhões de habitantes vivam literalmente "entalados" e "espremidos" por uma infinidade de montanhas, sendo o Monte Olimpo (esse lugar especial onde vivem todos os deuses) todas a mais famosa. 


Monte Olimpo


Por outro lado, a Grécia é constituída também por mais de 2.000 ilhas, localizadas nos mares Egeu e Jónico, das quais apenas 165 são habitadas (um verdadeira lição de geografia). Um total e completo desperdício.

Mikonos

Santorini


É por tudo isto que temos que valorizar este povo que em apenas 20% de território disponível conseguiram construir uma das mais importantes civilizações de sempre, coroada de obras e monumentos míticos como a Ácropole (que abriga duas das mais famosas edificações do mundo antigo, o Partenon e o Erecteion), a Agora Romana, o Templo de Poseidon e o Pnix.

Acrópole




Erecteion

Partenon

Agora Romana

Agora Romana

Mas a Grécia, e em particular a sua cosmopolita capital, não é apenas uma terra de monumentos da antiguidade, belas ilhas, montanhas a perder de vista. É um país de alegria, de gentes calorosas, de boa comida e por tudo isto aqui vai, aquele braço, para este grande país. Hang in there!

Sem comentários:

Enviar um comentário