Google+

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Praga, Viena e Budapeste...alguma dicas


Praga,Viena e Budapeste são sem dúvida três das mais grandiosas cidades da Europa e foi uma emoção descobrir alguns dos seus segredos, sentir o seu pulsar e conhecer um pouco da sua história tão atribulada. Não querendo ser muito chata quero apenas partilhar, para já, algumas dicas e sugestões sobre esta viagem.

Para começar quero referir que toda a viagem pode ser planificada e marcada diretamente por nós, dando para poupar uns trocos. Quer o avião, quer os hotéis e deslocações são muito simples de encontrar e marcar.

#1 Avião
O voo foi marcado no site da TAP e ficou 294,55€ por/pessoa, com ligação Lisboa-Praga e Budapeste-Lisboa.



#2 Deslocações entre cidades
As deslocações entre Praga e Viena e Viena e Budapeste foram feitas de Comboio. No primeiro caso, a viagem durou cerca de 5h e no segundo não chegou a 3h. Os preços e horários podem ser consultados aqui. As viagens são relativamente confortáveis e os comboios modernos.



Transferes e deslocações
Em Praga a melhor forma de ir do aeroporto para o centro da cidade é de táxi. É relativamente rápido (mais ou menos 30 minutos) e não fica muito caro (cerca de 25 euros). Recomendação importante: chamar um táxi nos quiosques que estão à saída do aeroporto (os outros não são de confiança).



 De Praga para a estação de comboio o metro é uma boa opção, assim como da estação de Viena para o centro da cidade. A cidade tem uma excelente rede de metro.

Da estação de comboios de Budapeste para o hotel, o metro é também a melhor opção (mais uma vez a estação era bastante central) e apesar do susto inicial (o metro era para lá de velho e estava tão ferrugento que tive dúvidas se iria arrancar) foi bastante tranquilo. Para o aeroporto o táxi é a melhor opção (reservado pelo hotel na véspera). A distância ainda é longa mas como têm tarifa fixa (cerca de 20 euros) acaba por ficar muito em conta.



Pelas Cidades
Em Praga e Viena andamos sempre a pé para todo o lado. São cidades relativamente pequenas e a melhor forma de as conhecer e de as sentir é mesmo a pé.
Em Budapeste fomos de metro para a Praça dos Heróis, não só para poupar as pernas mas também para conhecer a mais antiga rede de metro da Europa. Também não conseguimos resistir aos velhinhos elétricos que circulam pelas artérias da cidade e fizemos a (curta) viagem entre a Praça Batthyány e o hotel Gellert. Muito divertido.
 


 


Hotéis
 Procuro sempre hotéis relativamente centrais dentro de um determinado budget (baixo,claro) e posso dizer que desta vez acertei em cheio. As reservas foram todas feitas através do Booking (do qual sou fã e cliente ativa).

 Em Praga ficamos no Eurostars Thalia localizado na do Teatro Nacional, a 5 minutos a pé da Ponte Carlos e a 10 do centro da Cidade. Em Viena ficamos num hotel um pouco mais modesto, o Hotel Graf Stadion, que não ficando no centro ficava a 10 minutos a pé das principais atrações. Em Budapeste voltamos a ficar num Eurostars, o Budapest Center, bastante central e que fica a 3 minutos da principal rua de lojas da cidade e à mesma distância do Museu Nacional e da Sinagoga. 







 Pode parecer complicado mas não. Requer alguma paciência e método mas é bem mais divertido do que ir à agência de viagens e comprar o pacote já feito.

Para terminar deixo apenas mais duas dicas...comprar bons guias (eu uso quase sempre os da American Express. Dão boas dicas mas ainda deixam muito espaço à descoberta pessoal) e levar um bom caderninho. Estes cadernos são excelente para levar algumas notas e dicas a não esquecer e para apontar as aventuras para mais tarde recordar. Este que aqui deixo foi decorado para o Travel pelas mãos habilidosas da Búzio na Areia.




2 comentários:

  1. Olá,
    Vou fazer o circuito e gostava de saber se é necessário comprar os bilhetes de comboio com antecedência ou se pode na estação no próprio dia.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, só agora reparei que por algum motivo a resposta não chegou a ser publicada. Espero ainda ir a tempo.

      De Praga para Viena compramos apenas na véspera e de Viena para Budapeste compramos quando chegamos a Viena mas foi tudo por precaução porque há sempre bilhetes disponíveis no próprio dia.

      Boa Viagem.

      Eliminar