Google+

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Geocaching, caça ao tesouro com GPS



Este fim de semana descobri o Geocaching, uma espécie de caça ao tesouro mas onde as recompensas são conhecer e descobrir locais onde de outra forma não nos lembraríamos de ir ou sequer saberíamos que existe. O potencial deste jogo nos arrebatar e viciar é tão grande que bastou três dias para não conseguir pensar noutra coisa...




Tudo começa aqui...com o registo no site e o único requisito é ser possuidor de um gps. Depois é só partir à aventura e encontrar tesouro atrás de tesouro, sendo que, neste jogo global, o tesouro tem um nome...Geocache. Esta é a grande protagonista desta aventura mundo fora. O objetivo é muito simples. Através de um gps, e seguindo um conjunto de coordenadas, encontrar as geocaches, dos mais diversos tamanhos e feitios, que estão escondidas nos mais recônditos esconderijos. 





Pelo que pude perceber por estes dias, a imaginação é o limite, quer para o tipo de caches quer para os locais onde esta pode estar escondida. Depois de descobri a cache é só assinar o logbook e repor a cache no mesmo local onde estava. Missão cumprida! Depois é só partilhar online a experiência. De referir que este é o nível mais básico de Geocaching. Existem depois uma série de variantes e opções que conto descobrir e partilhar lá mais para a frente.





Outra coisa que gostei foi do ar de mistério e secretismo da coisa...porque todo o cuidado e pouco para proteger as caches de pessoas mal intencionadas e desconhecedores de um outro mundo para além do seu umbigo. Ao dar com a cache é preciso alguma descrição para a retirar do local.
 




Parece divertido? A mim também e mal cheguei a casa inscrevi-me. E não é que existem três caches mesmo ao pé de minha casa!! Nem queria acreditar. Próximo passo ...ir descobri-las.

A verdade é que nestes 2 dias em que andamos numa de Geocaching redescobri alguns locais onde vou à anos e por onde passo desde pequenina. É uma forma de conhecer muito mais de perto o ambiente à nossa volta, de dentro para fora. E é este o grande tesouro que este jogo nos proporciona.


Mal posso esperar para partir à aventura em caça da próxima cache.

Sem comentários:

Enviar um comentário