Google+

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Pisa para lá da Torre

Quando pensamos em Pisa é inevitável pensarmos de imediato na majestosa Torre inclinada que deixa todos os que por lá passam surpresos. No entanto Pisa tem muito mais para descobrir do que apenas esta bela torre.



 Em Pisa, à semelhança de muitas outras cidades italianas, é possível descobrir magníficos edifícios espalhados por toda a cidade, sendo um dos mais emblemáticos e curiosos a casa Azul, mesmo à beira do rio Arno.






Apesar do tanto que Pisa tem para oferecer, a grande maioria dos seus visitantes assim que chega a esta cidade Toscana segue de imediato para o famoso Campo dei Miracoli, o local para ver ao perto a tão admirável Torre que recebe o nome da cidade. Mas também por aqui existe muito mais para ver e  é só estar atento e olhar à volta. Assim, recomendo desviar ligeiramente os olhos da dita e contemplar um pouco mais à frente o Duomo, com uma majestosa fachada de mármore rosado, e o Baptistério, o edifício circular de estilo românico, a cuja arquitetura e decoração não podemos ficar indiferentes.







No Campo dei Miracoli podemos ainda ficar a conhecer o Camposanto (cemitério), um edifício com uma grande diversidade de peças de arte para descobrir, incluindo a coleção de sarcófagos da Roma Antiga e os seus famosos frescos medievais que representam cenas do "Triunfo da Morte". É uma experiência única.







Em visita a Pisa, e já que aqui estamos, não podemos deixar de passar por duas das mais importantes igrejas da cidade. A pequena Igreja de Santa Maria della Spina, localizada na margem do Rio Arno. É absolutamente admirável, não só pelo seu tamanho e localização mas também pela sua decoração com diversos pináculos góticos e pontiagudos a apontar diretamente para o céu e estátuas dos diferentes apóstolos. O seu nome deriva do facto de ter sido construída para receber uma relíquia valiosíssima, um espinho (spina) da Coroa de Espinhos de Cristo oferecida por um mercador pisano.






Seguimos para a igreja de San Paolo a Ripa d'Arno, também conhecida como o Duomo vecchio, uma vez que, de acordo com registos existentes, esta igreja data do ano de 925. Uma verdadeira senhora romanesca que merece uma visita atenta. 







Antes de abandonarmos esta pequena mas muito orgulhosa cidade, passamos por aquela que é a segunda praça mais famosa de Pisa, a Piazza dei Cavalieri. Aqui está localizado o Palazzo que lhe dá nome, também conhecido por Palazzo della Carovana, que alberga atualmente a Scuola Normale Superiore da Univerdade de Pisa. A decoração da fachada deste palácio é única e desperta a nossa atenção e curiosidade. A técnica usada são esgrafitos brancos e pretos, o que significa, tão simplesmente,que são desenhos realizados sobre estuque molhado. A contemplar com os olhos bem alerta.





 E agora já podemos seguir para a estação do comboio, pela beira rio, atravessando ruas de lojas, restaurantes e praças movimentadas. Neste passeio ficamos a conhecer uma cidade que passa um pouco despercebida pela fama da sua Torre, mas que tem um ambiente e uma atmosfera que vale a pena experenciar.  





Sem comentários:

Enviar um comentário