Google+

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Praga, Viena e Budapeste...alguma dicas


Praga,Viena e Budapeste são sem dúvida três das mais grandiosas cidades da Europa e foi uma emoção descobrir alguns dos seus segredos, sentir o seu pulsar e conhecer um pouco da sua história tão atribulada. Não querendo ser muito chata quero apenas partilhar, para já, algumas dicas e sugestões sobre esta viagem.

Para começar quero referir que toda a viagem pode ser planificada e marcada diretamente por nós, dando para poupar uns trocos. Quer o avião, quer os hotéis e deslocações são muito simples de encontrar e marcar.

#1 Avião
O voo foi marcado no site da TAP e ficou 294,55€ por/pessoa, com ligação Lisboa-Praga e Budapeste-Lisboa.



#2 Deslocações entre cidades
As deslocações entre Praga e Viena e Viena e Budapeste foram feitas de Comboio. No primeiro caso, a viagem durou cerca de 5h e no segundo não chegou a 3h. Os preços e horários podem ser consultados aqui. As viagens são relativamente confortáveis e os comboios modernos.



Transferes e deslocações
Em Praga a melhor forma de ir do aeroporto para o centro da cidade é de táxi. É relativamente rápido (mais ou menos 30 minutos) e não fica muito caro (cerca de 25 euros). Recomendação importante: chamar um táxi nos quiosques que estão à saída do aeroporto (os outros não são de confiança).



 De Praga para a estação de comboio o metro é uma boa opção, assim como da estação de Viena para o centro da cidade. A cidade tem uma excelente rede de metro.

Da estação de comboios de Budapeste para o hotel, o metro é também a melhor opção (mais uma vez a estação era bastante central) e apesar do susto inicial (o metro era para lá de velho e estava tão ferrugento que tive dúvidas se iria arrancar) foi bastante tranquilo. Para o aeroporto o táxi é a melhor opção (reservado pelo hotel na véspera). A distância ainda é longa mas como têm tarifa fixa (cerca de 20 euros) acaba por ficar muito em conta.



Pelas Cidades
Em Praga e Viena andamos sempre a pé para todo o lado. São cidades relativamente pequenas e a melhor forma de as conhecer e de as sentir é mesmo a pé.
Em Budapeste fomos de metro para a Praça dos Heróis, não só para poupar as pernas mas também para conhecer a mais antiga rede de metro da Europa. Também não conseguimos resistir aos velhinhos elétricos que circulam pelas artérias da cidade e fizemos a (curta) viagem entre a Praça Batthyány e o hotel Gellert. Muito divertido.
 


 


Hotéis
 Procuro sempre hotéis relativamente centrais dentro de um determinado budget (baixo,claro) e posso dizer que desta vez acertei em cheio. As reservas foram todas feitas através do Booking (do qual sou fã e cliente ativa).

 Em Praga ficamos no Eurostars Thalia localizado na do Teatro Nacional, a 5 minutos a pé da Ponte Carlos e a 10 do centro da Cidade. Em Viena ficamos num hotel um pouco mais modesto, o Hotel Graf Stadion, que não ficando no centro ficava a 10 minutos a pé das principais atrações. Em Budapeste voltamos a ficar num Eurostars, o Budapest Center, bastante central e que fica a 3 minutos da principal rua de lojas da cidade e à mesma distância do Museu Nacional e da Sinagoga. 







 Pode parecer complicado mas não. Requer alguma paciência e método mas é bem mais divertido do que ir à agência de viagens e comprar o pacote já feito.

Para terminar deixo apenas mais duas dicas...comprar bons guias (eu uso quase sempre os da American Express. Dão boas dicas mas ainda deixam muito espaço à descoberta pessoal) e levar um bom caderninho. Estes cadernos são excelente para levar algumas notas e dicas a não esquecer e para apontar as aventuras para mais tarde recordar. Este que aqui deixo foi decorado para o Travel pelas mãos habilidosas da Búzio na Areia.




sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Its the end of the World...

Diz que é hoje e definitivamente não estou satisfeita. Primeiro porque não estou em Portugal, logo não me consigo despedir devidamente das pessoas que me são mais próximas. Depois porque é o dia de anos do meu mais que tudo e acho de mau tom para o fim do mundo vir estragar a festa. Terceiro porque ainda existem tantos locais que ainda queria conhecer e descobrir.

A culpa é destes senhores aqui em baixo que se lembraram de profetizar que o mundo acabava no dia 21 de Dezembro de 2012!! Porquê?? Porque não no dia 29 de Fevereiro de qualquer outro ano. Acho mal.



A civilização Maia até podia ser muito avançada e até pode ter deixado autênticas maravilhas arquitetónicas que fazem, atualmente, as delícias de milhões de agências de viagens por esse mundo fora, mas deixar também uma teoria de fim do mundo.... Não se faz. Shame on you maias. E ainda por cima um fim do mundo horrendo e apocalíptico...em que acabamos todos reduzidos a cinzas, chamuscados por uma labareda solar. God...haverá final mais dramático?






Se isto efectivamente se confirmar quero terminar em grande e a ouvir a música abaixo. Se isto for tudo uma enorme trapalhada Maia...Shame on you maias...again and again.



sábado, 15 de dezembro de 2012

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Parabéns a você...Fontana di Trevi

A mais espetacular fonte italiana está de parabéns. Este ano assinala-se o 250º aniversário desta menina, e que bem conservada que está. A obra de Nicola Salvi foi inaugurada em 1732 e a sua construção demorou mais de 30 anos. Mas valeu a pena. Quem lá passa não esquece a sua imponência e exuberância e também não se esquece de atirar a moeda por cima do ombro, garantia de um regresso a Roma.
 

 




 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Será real ou edição em Photoshop?

A imaginação humana não tem limites...este é o Tropical Island Paradise um "barquinho" nascido da maravilhosa criatividade da Yatch Island. Mais maravilhas aquáticas destes srs por aqui.



sábado, 1 de dezembro de 2012

Swimming anyone?

Não sou muito fã de rankings nem de tops 10 ou outros do género mas aqui deixo o meu top 6 das piscinas mais espectaculares existentes por esse mundo fora.

Joule Hotel, Dallas, Estados Unidos

Joule Hotel, Dallas, Estados Unidos

Ubud Hanging Gardens Hotel, Bali

Seagaia Ocean Dome,Myazaki, Japão

Piscina do LeCrans Hotel & Spa, Suiça

Infinity Pool, Marina Bay Sands Hotel, Singapura