Google+

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Amesterdão, algumas curiosidades

- Apesar de Amesterdão ser a capital da Holanda, o governo situa-se em Haia.

- Amesterdão tem atualmente mais de 160 canais, 1200 pontes (80 das quais só na zona do Anel dos Canais), num total de 14 km de extensão.




- O interior das igrejas holandesas protestantes é desprovido dos ornamentos barrocos das igrejas cristãs, em respeito aos 10 mandamentos "Não farás para ti qualquer imagem esculpida", " Não as adorarás nem lhes prestaras culto".






- Em 1597 a missa calvinista passou a ser obrigatória mas em troca de pagamento era possível que outras religiões celebrassem missa, desde que o fizessem em locais secretos e irreconhecíveis por fora. Exemplo destas igrejas clandestinas é a Igreja Ons' Lieve Heer op Solder (Igreja de Nossa Sr. no sótão) que ocupa o sótão de duas casas à beira do canal, totalmente insuspeitas do lado de fora.






- Fachadas inclinadas! Ao princípio pode parecer ilusão mas na verdade é mesmo assim. Algumas casas dos canais estão construídas com uma inclinação que permitia a movimentação de mercadorias sem que estas embatessem nas fachadas. A mim parece-me uma inclinação arriscada mas eles lá sabem.





- As casas dos canais são um verdadeiro fascínio, não pela sua dimensão ou construção grandiosa mas pela forma como os seus construtores procuraram marcar a diferença e originalidade das suas construções. Se ao início vos parecem todas iguais, olhem melhor. No topo de cada casa é possível encontrar empenas e cornijas decorativas, das mais diversas formas e feitios. Na verdade existem vários tipos de empenas (espécie de telhado) - simplesmente triangulares, em escada, em concha, em sino, em gargalo e pontiagudas – e muitas delas são ricamente decoradas com os mais variados motivos. Criatividade não lhes faltava.







- Casas gémeas! Mais uma curiosidade que podem encontrar nas ruas junto aos canais. São casas idênticas, construídas lado a lado. Estas casas eram construídas desta forma para ficarem mais baratas;



- Os canais assinalaram em 2013 os seus 400 anos, uma bonita idade.


Sem comentários:

Enviar um comentário