Google+

terça-feira, 8 de abril de 2014

Obras Primas que não vai querer perder em Florença

Escrever este texto é um contrassenso uma vez que é quase impossível sintetizar o que de melhor Florença tem. Florença é uma cidade de exuberância e de riqueza com os seus palácios, as casas senhoriais, as Galerias de arte e obras primas espalhadas por todo o lado.

Florença é daqueles locais onde devemos estar atentos a tudo e querer ver tudo, e voltar lá para ver mais uma e outra vez. Mesmo assim arrisquei e aqui deixo algumas das "obras primas" que mais me impressionaram e maior impacto me causaram. Boa experiência.


Admirar por largos minutos o Duomo e o Batistério

A primeira impressão é de total arrebatamento, não só pela sua dimensão e grandiosidade mas pelas cores vivas dos mármores verdes e rosas. Depois avistamos o Campanile e a Cúpula e sabemos que estamos perante uma das mais grandiosas obras primas de humanidade.






E depois de termos sido 'esmagados' pelo Duomo achamos que nada mais o poderá suplantar. Claro que estamos enganados...o Batistério tem, em proporção, uma riqueza única. Não só o seu interior é ricamente decorado com coloridos mosaicos retratando o juízo final, como as suas portas são das maiores obras primas que já vi. Não é à toa que são chamadas de As Portas do Paraíso. São dez painéis que retratam 10 cenas bíblicas, representados em relevo. É um local de reunião de turistas mas vale a pena a espera e algumas cotoveladas para as poder observar de perto.






Tirar A foto de Florença na Piazzale Michelangelo

Quer ficar com o postal perfeito desta viagem? É só subir à praça Miguel Ângelo e tirar tantas fotos quantas as que conseguir. A vista é esmagadora e a cidade estende-se aos nossos pés, gloriosa.








Passear na Ponte Vecchio e admirar as inúmeras joalharias

E Procurar o famoso Corredor usado pela família Medici para se deslocar entre as suas residências, nos dois lados do rio, sem se misturarem com o povo. ...e claro admirar o Rio Arno, em especial ao por do sol. É lindo.







Visitar a famosa Vénus no Uffizi

O Uffizi é um dos mais importantes museus de Itália e a casa de algumas das mais emblemáticas pinturas renascentistas italianas. O museu guarda ainda muitas outras obras primas, onde se destaca o quadro "Nascimento de Vénus" de Botticelli, um quadro de rara beleza que merece especial atenção nesta visita.






Admirar a estátuas na Piazza della Signoria...e já agora visitar o Palazzo Vecchio

A praça tem algumas das mais icónicas estátuas de Florença, como a famosa cópia de David, de Miguel Ângelo, a Fonte de Neptuno com o Deus do mar rodeado pelas suas ninfas, ou Perseu segurando a cabeça decapitada da Medusa. E já que aqui está recomendo uma visita ao Palazzo Vecchio, a Câmara Municipal de Florença e o mais imponente edifício desta praça.









Fazer festas no Porcellino

Esta famosa estátua de um Javali encontra-se no mercado novo onde podemos também comprar diversas peças de pele, artesanato e roupa. Diz que esfregar o focinho do porco dá sorte pelo que não deixe de o fazer, mesmo que não seja supersticioso...mal também não faz, certo?







Passear nos jardins do Palazzo Pitti

O Palácio alberga inúmeras colecções, desde obras de arte até peças decorativas, mas são os seus jardins que mais saudades nos deixam. Os Jardins Boboli são um excelente local para descansar e admirar a paisagem. Pequenos bosques selvagens, inúmeras estátuas e a fonte de Belvedere justificam a sua visita.








Visitar a Galleria dell'Accademia para ver o David ao perto

A Galeria exibe muito mais obras interessantes para além do David de Miguel Ângelo mas uma vez lá dentro nem nos vamos lembrar deste facto. Podemos encontrar obras de famosos artistas florentinos mas definitivamente esta é a sua principal atração. Como não? ...uma estátua de mais de 5m de um homem nu, glorioso, de corpo perfeito e expressão serena não deixa ninguém indiferente. Duas notas que podem desmotivar uma visita: a estátua é apenas uma cópia do original e ... mesmo assim não nos deixam tirar uma foto.






Visitar o Túmulo de Miguel Ângelo, Galileu e Maquiavel na Santa Croce

Este é apenas um dos muitos motivos que justificam a nossa visita a esta Igreja. O interior da igreja está embelezado com inúmeros frescos de Giotto e o seu jardim é um bom local para descansar um pouco e aproveitar a calma do local.







Sem comentários:

Enviar um comentário