Google+

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Mais uma escapadinha de fim de semana...Sevilhamos?

Continuando a serie "Escapadinhas de fim de semana", sugiro agora uma que fica quase aqui ao lado. A grandiosa cidade de Sevilha.

Sevilha é uma daquelas localidades espanholas que nos prende na primeira visita. Talvez porque tenha sabido manter o seu ar histórico, talvez pelo sol e pelas cores com que nos recebe, talvez pela simpatia das gentes.

Eu amo Sevilha e já lá fui variadíssimas vezes, descobrindo sempre coisas novas...seja um novo recanto da cidade por onde ainda não tinha passado, seja um novo percurso até à Giralda, seja um novo boteco de tapas onde se come boa comida tradicional sem ser "roubado" por ser turista. Sevilha é simplesmente a cidade ideal para uma escapadela...e ainda vos deixo uma dica. Se forem de carro e conseguirem sair na 6ªfeira pernoitem por Serpa, comecem o fim de semana com um delicioso jantar no Molho Bico e no dia seguinte, pela fresca siga viagem. Separam-vos apenas 2 horas de caminho entre Serpa e Sevilha.

Chegados a Sevilha partimos então à descoberta.


Plaza de Toros de la Maestranza
A Catedral do Toureio Espanhola é um impressionante edifício que não podem deixar de visitar. É, talvez, a mais importante praça de touros espanhola. Foi construída originalmente em madeira e é uma das más antigas e mais bonitas de Espanha e a primeira de forma circular. É um dos monumentos mais interessantes da cidade.





Torre del Oro
Em frente à praça encontramos a Torre do Ouro, na margem do Rio Guadalquivir e com uma vista impressionante. Tem 36 metros de altura e uma construção sólida de origem árabe justificada pelo objetivo pela qual foi construída, proteger a cidade das invasões através do Rio.






Plaza de España
Um dos meus espaços preferidos na cidade, pela sua imponência e por ser um dos melhores exemplos da arquitetura local. Foi construída para a Exposição Iberoamericana que teve lugar em Sevilha em 1929 e tem cerca de 50.000 m2 e 200 metros de diâmetro (bem impressionante). Representa um pouco de todas as províncias através dos desenhos pintados nos azulejo que decoram o espaço.







Barrio Santa Cruz
Como é bom perdermo-nos pelas ruas estreitas e sinuosas do Bairro de Santa Cruz. Cada rua e ruela, cada praça ou pátio estão repletos de histórias de outros tempos. Muitas das praças, como a Plaza de los Venerables, estão atualmente repletas de esplanadas e bares… onde podemos provar algumas iguarias locais como Paella ou o delicioso Gaspacho.






Catedral de Sevilha e Alcázar
Ambos os edifícios são imponentes e destacam-se no coração histórico da cidade. Datam do século
XIII, período da Reconquista, são até hoje a memória viva da presença árabe e cristã no território. A catedral é a maior da Espanha e o terceiro templo maior do mundo, tendo sido declarada Património da Humanidade pela UNESCO em 1987. Pela sua importância aqui estão sepultados grandes nomes da história espanhola como Cristóvão Colombo, Fernando III de Leão e Castela, Afonso X de Leão e Castela e Pedro I de Castela.







Durante a Semana Santa a Catedral é a estação fulcral de penitência de todas as Confrarias e Irmandades. Todas entram na Catedral e é nas suas portas que a maioria dos sevilhanos e visitantes se concentram para ver passar e prestar homenagem às impressionantes procissões que duram um dia inteiro a percorrer a cidade.


La Giralda
Deixo claro o ponto mais imponente de Sevilha para o fim. Talvez porque seja aquele que dispensa apresentações, talvez porque até já seja suficientemente conhecido para apresentações. A Giralda é um antigo minarete que foi convertido em campanário para a Catedral de Sevilha. É uma obra de arte da arquitetura árabe e com mais de 104 metros de altura tem a melhor vista da cidade, apesar de a subida não ser para todos.






Parque Maria Luísa
Para descansar de um fim de semana intenso, recomendo um passeio tranquilo por este parque, percorrendo as sua avenidas verdejantes, visitando as fontes e estatuas e, quem sabe, fazer um lanche nos seus relvados.




Como ir e onde ficar:
Sevilha é um daqueles destinos que se pode fazer de carro partindo de Lisboa (são cerca de 4h/4h30 de caminho). No entanto a capita da Andaluzia também é acessível de avião.

Relativamente a hotéis, existem inúmeras hipóteses espalhadas pelo centro, mas pessoalmente prefiro o Tryp Macarena, localizado no típico bairro sevilhano com o mesmo nome. Fica mais afastado do Centro (cerca 10' a pé) mas a relação qualidade preço é mesmo excelente e tem uma vista excecional do seu rooftop.



Sem comentários:

Enviar um comentário