Google+

sábado, 3 de março de 2012

Como conheci o Pinocchio e o Gepetto

Na última viagem a Roma descobri, por mero acaso, um pequeno tesouro que me transportou para um mundo de fantasia e cor. A loja Bartolucci (Via dei Pastini, 98) é a verdadeira oficina do Gepetto que diariamente cria e dá vida a não um mas a muitos Pinocchios.

A marca é reconhecida pela qualidade dos seus brinquedos de madeira, produzidos de forma artesanal, e por todo um conjunto de acessórios para crianças como relógios, caixas de música, candeeiros, ganchos, marcadores de livros, molduras, imanes, porta lápis, porta-chaves, etc. Tudo feito manualmente, na própria loja, com amor, carinho e dedicação.

Bartolucci - Roma
(o Gepetto na sua pequena oficina)

Caixa música
(retirada site Bartolucci)

Relógio Parede
(retirada site Bartolucci)

Candeeiro
(retirada do site Bartolucci)


O trabalho em madeira faz parte da história da família Bartolucci desde que nos anos 1940 começaram a construir acordeões em Belvedere Fogliense, uma pequena povoação italiana. Em 1981 Francesco Bartolucci criou uma pequena oficina em casa e começou a vender os seus brinquedos de madeira em feiras e mercados italianos. O sucesso foi quase imediato e nasceu assim a marca Bartolucci que rapidamente se expandiu pelos mercados da Lombardia, Véneto, Piemonte, Umbria, Toscana e por aí fora. Em 1990 abre finalmente a primeira loja, em  Urbino. Hoje, chega a vários países da Europa, Austrália, Russia e Libano.



  Apesar da dimensão internacional que a marca já alcançou, a loja de Roma, onde estive, é verdadeiramente um mundo à parte. Somos completamente transportados para o conto do Carlo Collodi, criador do Pinocchio, e damos por nós à procura do Gepetto e do Grilo Falante. Dá vontade de comprar tudo porque cada produto parece sorrir para nós e dizer "Se me levares vais levar um pouco desta magia contigo". Claro que não resisti e trouxe um marcador de livros mas teria trazido muito mais, talvez tudo.


Pinocchio

Agora a cereja em cima do bolo...a marca também já está entre nós. Fica no Estoril, na Avenida Clotilde, 240 e merece uma visita. Não é todos os dias que estamos perante a oportunidade de entrar num conto infantil cheio de magia e diversão.

Sem comentários:

Enviar um comentário