Google+

segunda-feira, 5 de março de 2012

Geek dos Museus #2

Este fim-de-semana fui ver o filme "A invenção de Hugo" e redescobri um tesouro que já tinha esbatido na minha memória...o Museu D'Orsay, em Paris. Grande parte da história passa-se neste local, quando na época, era ainda a Gare de Orsay.

Gare de Orsay

Lembrava-me, efetivamente, do Museu ter sido anteriormente uma estação de comboios mas já tinha perdido a dimensão e grandiosidade do edifício, projetado pelo arquiteto Victour Laloux, que foi inaugurado em 1898, para a Exposição Universal de 1900. A estação foi usada até 1939, altura em que foi encerrada e deixada ao abandono (como!!!).


 Vários foram ainda os usos dados a este imponente edifício até ao seu encerramento em 1973. Durante a Segunda Guerra Mundial serviu de centro de correios. Foi usada por Orson Welles no filme "O Processo" em 1962. Foi ainda usada como teatro e sala de leilões. Finalmente em 1977 foi decidido salvar o imponente edifício e nasceu então o Museu D'Orsay. Foi inaugurado pelo presidente François Mitterrand a 1 de Dezembro de 1986. Os arquitectos Renaud Bardon, Pierre Colboc e Jean-Paul Philippon foram os responsáveis pela adaptação da estação.

Fachada do Museu D'Orsay


Atualmente o Museu inclui uma das mais importantes coleções impressionistas e pós-impressionistas do mundo que inclui quadros de nomes como Manet, Monet, Renoir, Matisse, Toulouse-Lautrec e Van Gogh.

Baile no Moulin de la Galette
Renoir - 1876

Le Déjeuner sur l'Herbe
Manet - 1982-83

Auto Retrato
Van Gogh

O Museu teve, em 2011, mais de 3 milhões de visitantes e nos seus mais de 25 anos já passaram pela magnífica fachada do edifício para visitar o museu mais de 69 milhões de pessoas. Razões não faltam para conhecer este espaço cuja luz natural e espaço interior são verdadeiramente esmagadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário